Número total de visualizações de páginas

Este é um blogue que tem como principal objetivo apoiar os alunos do 2º ciclo da Escola Básica de Paços de Ferreira.

sábado, 10 de novembro de 2012

COMPORTAMENTO DOS ANIMAIS QUANDO PROCURAM ALIMENTO

      Muitos predadores apresentam capacidades especiais para descobrir e/ou capturar as suas presas, por disporem de sentidos muito apurados: visão (lobo, lince), audição (morcego, raposa-vermelha ), olfacto (cão). Cada animal tem os seus alimentos preferidos que escolhe, usando os sentidos. 

    De um modo geral, podemos dizer que as etapas do comportamento alimentar de um animal são: deslocação, escolha do alimento, captura/recolha do alimento e o seu consumo.

       Os animais carnívoros que consomem presas grandes, como os leões, alternam períodos de grande atividade – a caça- com períodos de descanso, em que vão digerindo a presa ou comendo dos seus restos. Muitos carnívoros caçam em grupo, o que lhes permite capturar presas maiores do que eles. O leopardo é um exemplo de um caçador solitário.
     Os carnívoros que se alimentam de presas pequenas, são obrigados a procurar ativamente os seus alimentos. É o que acontece com os animais insetívoros. 
    Os herbívoros não necessitam de perseguir o seu alimento, porque este encontra-se um pouco distribuído por todo o lado. Geralmente encontramos estes animais em grupo para aumentarem a sua vigilância sobre os carnívoros que os podem atacar.
     Os omnívoros comem plantas e animais que lhes vão aparecendo. A forma de procurar alimento é parecida com a dos herbívoros, embora lhes exija maior esforço e mobilidade .



Descobre: 
1. Lê o texto que se segue: 

OS LEÕES 

        Os leões vivem em grupos, compostos, no máximo por três machos adultos, crias e quinze fêmeas, responsáveis pela caça. Abatem geralmente grandes presas, tais como gnus, antílopes, girafas, gazelas e zebras. Depois de avistarem as presas formam um cerco. Quando se aproximam o suficiente das presas, uma das leoas inicia o ataque, o que provoca a fuga das manadas. Nesse momento, as leoas dos lados conduzem algumas presas, geralmente as mais frágeis, até ao centro, para as capturarem facilmente. Matam a presa com uma dentada no pescoço ou no peito. Depois, as crias e os machos aproximam-se e todos iniciam a refeição. 

1.1 Qual é o regime alimentar dos leões? 
1.2 Qual é o sentido usado pelas leoas para descobrir a presa? 
1.3 Como conseguem as leoas capturar grandes presas? 
1.4 Refere as etapas do comportamento alimentar dos leões. 
1.5 Dá exemplos de outros animais que, tal como as leoas, cacem em grupo. 
1.6 Explica porque motivo os predadores recorrem frequentemente às presas de fácil captura (feridas, doentes, deformadas fisicamente, etc.).