TIPOS DE LOCOMOÇÃO NO SOLO
MARCHA- o homem , o chimpanzé ou o urso, assentam no solo toda a planta das patas, chamam-se plantígrados e a sua forma de locomoção é a marcha.
CORRIDA - a raposa, o gato e o cão assentam no solo apenas os dedos, chamam-se digitígrados e estão bem adaptados à corrida.
O cavalo, a girafa e a cabra, correm mais rapidamente e com maior facilidade, porque apoiam apenas no solo a última falange dos dedos, que normalmente está protegida por um casco. Estes animais chamam-se ungulígrados.
SALTO – a lebre, a rã e o canguru deslocam-se aos saltos. Para isso, todos possuem os membros posteriores (patas de trás) maiores, mais fortes que os anteriores (da frente) e dobrados em forma de Z (o que lhes permite funcionar como uma mola).
REPTAÇÃO - A cobra, o lagarto e o caracol são animais que rastejam. Estes animais ou não têm membros (ex.: cobra, lesma, minhoca) ou têm os membros curtos e dispostos lateralmente ( ex.: lagarto, salamandra, crocodilo, cágado).
Geralmente os movimentos ondulatórios e as contracções do corpo permitem a deslocação dos animais que reptam. No caso do caracol quando este se desloca, utiliza um pé musculoso em forma de palmilha. Ao deslocar-se deixa um muco viscoso, que facilita o movimento e uma melhor aderência ao solo.
Sem comentários:
Enviar um comentário