Número total de visualizações de páginas

Este é um blogue que tem como principal objetivo apoiar os alunos do 2º ciclo da Escola Básica de Paços de Ferreira.

terça-feira, 9 de novembro de 2010

Resumo da locomoção no solo


TIPOS DE LOCOMOÇÃO NO SOLO

MARCHA- o homem , o chimpanzé ou o urso, assentam no solo toda a planta das patas, chamam-se plantígrados e a sua forma de locomoção é a marcha.

CORRIDA -  a raposa, o gato e o cão assentam no solo apenas os dedos, chamam-se digitígrados e estão bem adaptados à corrida.
         O cavalo, a girafa e a cabra, correm mais rapidamente e com maior facilidade, porque apoiam apenas no solo a última falange dos dedos, que normalmente está protegida por um casco. Estes animais chamam-se ungulígrados.


SALTO – a lebre, a rã e o canguru deslocam-se aos saltos. Para isso, todos possuem os membros posteriores (patas de trás) maiores, mais fortes que os anteriores (da frente) e dobrados em forma de Z (o que lhes permite funcionar como uma mola). 

REPTAÇÃO - A cobra, o lagarto e o caracol são animais que rastejam. Estes animais ou não têm membros (ex.: cobra, lesma, minhoca) ou têm os membros curtos e dispostos lateralmente ( ex.: lagarto, salamandra, crocodilo,  cágado).
         Geralmente os movimentos ondulatórios e as contracções do corpo permitem a deslocação dos animais que reptam. No caso do caracol quando este  se desloca, utiliza um pé  musculoso em forma de palmilha. Ao deslocar-se deixa um muco viscoso, que facilita o movimento e uma melhor aderência ao solo.

Sem comentários:

Enviar um comentário