A Natureza é maravilhosa e vale a pena ser observada. Se olhares com atenção, apercebeste que existe uma grande variedade de seres vivos que não vivem todos nas mesmas condições. O meio natural que rodeia qualquer ser vivo constitui o seu ambiente natural. Um ambiente natural é, portanto, uma porção da biosfera, constituído por uma parte viva e por uma parte não viva, com características próprias.
Há diferentes ambientes de vida, que se distinguem pelos seres que neles existem e pelas características que possuem (luz, humidade, clima...).
AMBIENTES AQUÁTICOS
De água doce - os rios , os lagos( de água doce), os ribeiros e os charcos são ambientes de água doce, que estão povoados por uma imensa diversidade de seres vivos. As trutas, lontras, carpas, nenúfares e lentilhas d’água, são alguns dos seres vivos que podemos encontrar nestes ambientes.
De água salgada – os mares e oceanos possuem uma grande quantidade e diversidade de seres vivos. Os tubarões, baleias, sardinhas, ouriços-do-mar, corais, polvos, caranguejos e algas são alguns entre os milhares de exemplos que poderíamos apontar como bem adaptados a estes ambientes. De referir que as algas só existem até onde a luz solar consegue penetrar, a partir daí a escuridão é total a pressão muito elevada e a temperatura muito baixa. A partir daí os animais são pretos, vermelhos ou transparentes e outros apresentam bioluminiscência.
AMBIENTES TERRESTRES
Há muitos milhões de anos, os seres vivos abandonaram os oceanos para povoar os diferentes ambientes terrestres.
Sem comentários:
Enviar um comentário