Na Terra, planeta em que vivemos, a vida abunda e está presente em locais muito diversificados. Tu próprio conheces muitos seres vivos que vivem em locais diferentes.
A Terra é o terceiro planeta a contar do Sol, e é até este momento, o único planeta onde se pensa existir vida. Este facto é explicado pela grande quantidade de água no estado líquido, pela distância da Terra ao Sol que não leva à evaporação total da água nem à sua congelação, pela existência de diferentes tipos de solo, uma atmosfera e uma camada de ozono que a protege dos raios nocivos do Sol.
Os seres vivos foram aparecendo ao longo dos tempos, os quais resultaram de um lento processo de evolução que durou milhões e milhões de anos. Pensa-se que a vida teve a sua origem na água e que depois foi evoluindo lentamente, até aos dias de hoje. Certamente continuará a sua evolução por muitos milhares de anos.
Adaptando-se a diferentes ambientes e locais, os seres vivos espalharam-se pela Terra. Encontramo-los na hidrosfera, na atmosfera e na litosfera.
O conjunto de todos os seres vivos e dos ambientes em que habitam constitui uma parte essencial da Terra, a Biosfera. Esta é, então, formada por uma parte viva que são os seres vivos e por uma parte não viva que são os locais onde se encontram: na água, no ar ou no solo.
Chamamos hidrosfera à parte líquida da Terra, Formada pelos mares, oceanos, rios, lagos e águas subterrâneas. Ocupa cerca de dois terços da superfície terrestre. Foram encontrados organismos até cerca de 11 100 m de profundidade.
A atmosfera (é a camada gasosa que envolve a Terra e é formada pelo ar que respiramos. Foi detectada a presença de organismos na atmosfera até à altitude de 10000m.
A litosfera é a parte sólida da Terra, essencialmente constituída pelas rochas e pelo solo. Forma os continentes, ilhas e fundos oceânicos, encontrando-se 29% emersa e 71% imersa.
Sem comentários:
Enviar um comentário