Um habitat saudável é uma necessidade básica: proporcionar ar para respirar, alimentos e água para ingerir. Mas o ar, a água e o solo estão a ser poluídos e os habitats estão a degradar-se.
A Terra está a ficar cada vez mais devastada, os seres vivos estão a viver num equilíbrio muito delicado com o seu habitat, estando mesmo em risco a sua sobrevivência.
Muitos dos danos causados são provocados pelo homem, que também, em última análise, põe em risco a própria humanidade.
Porque é indispensável proteger a Natureza?
Os desequilíbrios ambientais, tais como:
- devastação das florestas;
- caça excessiva ou ilegal;
- poluição do ar, da água e do solo;
- incêndios;
- construção de barragens;
- dragagem e terraplanagem do solo para criar locais de construção de habitações, estradas, aeroportos destroem os habitats pondo em risco a vida de muitas espécies animais e vegetais.
É pois, indispensável no nosso dia-a-dia, preservar a Natureza. Participar na Educação Ambiental, combater a poluição, usar materiais reciclados, reutilizar os materiais, ter atitudes e acções correctas no sentido de proteger e conservar o ambiente.
A criação de áreas protegidas é um aspecto importante de uma política global de conservação da Natureza. São, actualmente, várias centenas as zonas protegidas existentes no mundo. Mas tudo isso é pouco. A protecção da Natureza só será obtida através de uma acção governamental, mas esta só será possível se contar com a formação cívica das populações.
Em Portugal, criaram-se várias áreas protegidas.
Sem comentários:
Enviar um comentário